Continua após a publicidade..

Curiosidades sobre a Hemiparesia, Inacreditável

A Hemiparesia

Muitas pessoas, não conhece ou ouviu falar sobre a Hemiparesia, eu descobri que fiquei com a Hemiparesia e não sabia nada desta doença até pesquisar muito, e hoje vou falar um pouco dela para vocês.

A princípio a Hemiparesia, trata-se de ser uma pessoa que apresenta fraqueza muscular em um lado do corpo, geralmente causada por danos ou lesões no sistema nervoso central.

Acima de tudo, essa condição pode afetar os movimentos, como a coordenação motora e a força muscular, resultando em dificuldades para caminhar, segurar objetos com as mãos e até mesmo de realizar tarefas diárias. Sobre tudo a pessoa poderá precisar de suporte e adaptações para lidar com as limitações causadas pela hemiparesia, como terapias de reabilitação e dispositivos auxiliares para melhorar a sua mobilidade e a qualidade de vida.

Inclusão e Igualdade Hemiparesia

É importante destacar que cada pessoa com hemiparesia pode ter experiências e necessidades diferentes, e é fundamental oferecer apoio e compreensão para garantir a sua inclusão e a igualdade e oportunidades.

Continua após a publicidade..

Problemas da Hemiparesia

Os Problemas Afetados

Contudo; A Hemiparesia poderá afetar diferentes áreas e habilidades do corpo, levando a uma série de problemas. Dessa forma, alguns dos problemas comuns associados à hemiparesia podem incluir:

Fraqueza muscular: Constantemente a pessoa com hemiparesia poderá apresentar fraqueza em um lado do corpo, o que certamente dificulta os movimentos e a realização de tarefas diárias no seu dia a dia.

Dificuldade de locomoção: Além disso, a fraqueza muscular pode afetar a capacidade de caminhar normalmente, levando a um padrão de marcha lenta, alterando e dificultando o seu equilíbrio.

Coordenação comprometida: Sobre tudo, a hemiparesia afetara a sua coordenação motora fina, dificultando o controle preciso das mãos e dos dedos para realizar atividades como escrever, segurar objetos pequenos ou realizar tarefas que exigem muitos esforços.

Dificuldades de equilíbrio: A princípio, a fraqueza em um lado do corpo pode interferir no equilíbrio e pode aumentar o risco de quedas na vida diária.

Continua após a publicidade..

Problemas de fala e linguagem: Além disso, em alguns casos, a hemiparesia poderá afetar a musculatura envolvida na fala, resultando em dificuldades na articulação das palavras e na expressão verbal.

Alterações sensoriais: Contudo, a sensibilidade tátil, proprioceptivo (noção de posição do corpo) e sensorial podem ser afetadas no lado que foi afetado pela hemiparesia.

É importante destacar que a extensão e a gravidade desses problemas, que podem variar de pessoa para pessoa, e os sintomas podem ser tratados e gerenciados com terapias de reabilitação, acompanhamento médico e adaptações no ambiente para promover a independência e a qualidade de vida.

Coordenação Motora

A Hemiparesia

A Coordenação Motora refere-se à capacidade de usar os músculos de forma precisa e coordenada para realizar movimentos suaves e controlados. Na presença da hemiparesia, a coordenação motora pode ser comprometida, especialmente no lado do corpo afetado pela fraqueza muscular. Isso pode dificultar o desempenho de tarefas que exigem habilidades motoras finas, como escrever, pegar objetos pequenos, abotoar roupas ou realizar atividades que requerem destreza manual.

A Falta de Coordenação Motora também pode afetar a coordenação bilateral, que é a habilidade de usar ambos os lados do corpo de forma integrada e sincronizada. Isso pode dificultar na atividade diária.

Eu obtive a hemiparesia em 2009, sem conhecer um pouco desta doença repasso um pouco suas informações e limitações.

Rangel Nunes

Aproveite nossos conteúdos!

Imagem de vecstock no Freepik

Talvez você poderá gostar ♥