Continua após a publicidade..

Receita Deliciosa de Filé Mignon Suíno ao Molho de Vinho

Filé Mignon Suíno

Filé Mignon Suíno ao Molho de Vinho

O Filé Mignon Suíno é uma carne suculenta e macia que pode ser preparada de diversas maneiras. Nesta receita, vamos fazer um Filé Mignon Suíno ao Molho de Vinho que é simples de preparar, com certeza te impressionará com seu sabor sofisticado e suculência. É uma opção perfeita para um jantar especial para surpreender seus convidados.

Nossos Ingredientes:

  • 4 filés mignon suínos (aproximadamente 200g cada)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola picada
  • 200ml de vinho tinto seco
  • 200ml de caldo de carne
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 ramos de alecrim fresco (ou 1 colher de chá de alecrim seco)
  • 2 ramos de tomilho fresco (ou 1 colher de chá de tomilho seco)
  • 200g de cogumelos frescos (opcional)
  • 2 colheres de sopa de creme de leite (opcional, para um molho mais cremoso)

Modo de Preparo:

Preparando os Filés Mignon Suínos

1. Primeiramente, comece temperando os filés mignon suínos com sal e pimenta a gosto em ambos os lados. Coloque a carne para descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos antes de cozinhar para que ela atinja a temperatura ambiente e cozinhe de maneira uniforme.

Aquecendo a Frigideira

2. Em seguida, em uma frigideira grande e pesada, aqueça o azeite de oliva em fogo médio-alto. Coloque os filés mignon suínos e sele-os por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado, ou até que fiquem dourados por fora. Isso ajuda a manter os sucos da carne no interior.

Continua após a publicidade..

Cozinhando os Filés

3. Em seguida, Reduza o fogo para médio e continue cozinhando os filés até que atinjam o ponto desejado de cozimento. O tempo de cozimento poderá variar, mas em média, são necessários cerca de 4 a 5 minutos de cada lado para um filé mignon suíno “ao ponto”. Retire os filés mignon suíno da frigideira e reserve.

Preparando o Molho de Vinho

4. Na mesma frigideira em que você cozinhou os filés, coloque a manteiga e o alho picado. Refogue o alho até que esteja fragrante, em seguida, adicione a cebola picada e refogue até que ela fique macia e translúcida.

Deglaçando a Frigideira

5. Despeje o vinho tinto na frigideira para deglacerar, raspando o fundo para soltar os sabores dourados. Deixe o vinho reduzir pela metade, o que deve levar cerca de 5 minutos.

Adicionando os Ingredientes do Molho

6. Adicione o caldo de carne, a mostarda Dijon, o mel, o alecrim e o tomilho à frigideira. E mexa bem e deixe o molho ferver. Reduza o fogo e cozinhe por mais 5-7 minutos, ou até que o molho engrosse um pouco.

Continua após a publicidade..

Opcional – Adicionando Cogumelos

7. Se estiver usando cogumelos frescos, coloque na frigideira e cozinhe por mais 3-4 minutos, até que estejam bem macios e tenham absorvido o sabor do molho.

Opcional – Creme de Leite para um Molho Mais Cremoso

8. Se preferir um molho mais cremoso, adicione o creme de leite à sua frigideira e misture bem. Cozinhe por mais alguns minutos até que o molho fique bem incorporado.

Finalizando os Filés Mignon Suínos

9. Coloque os filés mignon suínos à frigideira para aquecê-los por mais 2-3 minutos, cobrindo-os com o molho.

Servindo

10. Sirva-se os filés mignon suínos em pratos individuais, regados com o molho de vinho. Você pode deixar decorado com folhas de alecrim fresco ou tomilho, se quiser. Acompanhe com seus acompanhamentos favoritos, como purê de batata ou legumes cozidos.

O Filé Mignon Suíno ao Molho de Vinho é uma opção bem elegante e saborosa para uma refeição especial em casa. O molho rico de vinho tinto complementa perfeitamente a maciez da carne suína. Sirva este prato delicioso para impressionar seus amigos e familiares em qualquer ocasião especial. 

E tenha um bom apetite!

Imagem: flickr.com 

Deliciosa Receita Simples de Strogonoff de Frango

Talvez você poderá gostar ♥